O presidente Luiz Inácio Lula da Silva volta ao Ceará, pela segunda vez, em 2025, e, nesta sexta-feira (18), visita, ao lado do Governador Elmano de Freitas, o trecho da ferrovia Transnordestina que corta Município de Missão Velha, na Região do Cariri.
A caravana presidencial contará, ainda, com os Ministros do Transporte, Renan Filho, e da Educação, Camilo Santana, além de senadores e deputados federais. A visita do presidente Lula foi confirmada pela Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo Federal.
Durante o evento na cidade de Missão Velha, a ser realizado às 11 horas, Lula anunciará investimentos na infraestrutura da ferrovia que, atualmente, tem 280 km de obras em execução, contratos da ordem de R$ 4 bilhões e geração de 4 mil empregos.
OPERAÇÃO EM DEZEMBRO DE 2025
De acordo com o Governo Federal, o início da operação da ferrovia está previsto para o final de 2025, em fase de comissionamento, com os primeiros transportes de cargas saindo do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí até a região centro-sul do Ceará e a algumas regiões de Pernambuco. Na lista de produtos a serem transportados, estão soja, farelo de soja, milho e calcário.
SEGUNDA VISITA AO CEARÁ
Essa será a segunda visita do presidente Lula ao Ceará, em 2025. Na primeira visita, no dia 19 de março, o presidente Lula, ao lado do Governador Elmano de Freitas, e do Ministro da Educação, Camilo Santana, esteve, em Fortaleza, para inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC).
(*) Com informações da Secom