PM-SP proíbe uso do golpe ‘mata leão’ contra detidos em ações policiais

A Polícia Militar (PM) de São Paulo informou que eliminou a técnica chamada de “mata-leão” durante as abordagens policiais. O mata-leão ou chave cervical é um tipo de técnica de imobilização contra o pescoço de uma pessoa, aplicando uma forte pressão. O ato pode provocar o estrangulamento, a asfixia e até levar à morte.

A corporação informou que essa medida foi tomada por um grupo de estudos, criado para analisar “as mais modernas e eficientes técnicas de contenção durante as detenções de suspeitos”. Também disse que a medida busca “aprimorar ainda mais a prestação de serviço à sociedade e modernizar os protocolos de atuação”.

O golpe é utilizado com frequência nas abordagens policiais em São Paulo e em todo país. A técnica violenta sempre foi motivo de questionamentos de entidades e organismos de defesa dos direitos humanos.

No primeiro semestre deste ano, 514 pessoas foram mortas pelas polícias Civil e Militar do estado de São Paulo em ocorrências durante o momento do trabalho ou de folga. Foi o maior número de mortes registrado desde 2001, quando teve início a série histórica. Só a PM paulista foi responsável por 498 dessas mortes Fonte: Blog do Esmael 


TAG